sábado, 17 de maio de 2014

Paixão Natural




Apaixonar é uma palavra cujo significado é diferente para cada ser humano, e igual para todos no objetivo, que é nada mais do que uma certa pessoa, a qual encarregamos inconscientemente do poder de mudar nossas vidas , e ocupar nossas vidas, em um espaço exclusivamente reservado, e que em algumas vezes, nunca mais é ocupado por outro.         Você  percebe que está apaixonado, e aí começam as músicas que lembram a pessoa, os filmes em que você é protagonista na sua imaginação, as noites em que a pessoa é o pensamento antes de dormir, as conversas de amigos em que a pessoa é o assunto, os dias em que encontrar a pessoa é motivo de extremo preparo físico e mental para tentar ser apresentável. Não ache que isso é clichê, porque é raro um ser vivo que não tenha passado por isso. E mais raro ainda quem realmente não queira passar.
A paixão é um refúgio para a realidade difícil da vida. É o sentimento que infelizmente muitos casais destroem com a mesmice da rotina e os problemas que são desculpa para a dedicação a outros assuntos. É o sentimento que muitas pessoas evitam sentir, e falam para quem quer ouvir, que é um poço rumo a solidão e desespero. É um das ilusões mais ingênuas e infantis que existem. Pessoas maduras que separam ilusão de realidade sabem que se apaixonar por alguém é totalmente natural, e que ninguém perde algo que nunca teve. 
O que se tem a dizer sobre a paixão, é que é um fato natural das emoções de um ser humano. É natural se sentir inseguro, é natural não querer se apaixonar por mais ninguém além do ser amado, é natural chorar por um relacionamento frustrado, é natural vibrar com um sim, é natural sentir frios na barriga, é natural tentar agradar, e que futuramente seja natural também, aceitarem que é natural recomeçar novamente um sentimento que faz nossa vida recomeçar novamente.


domingo, 4 de maio de 2014

Um presente ao futuro


A atriz belga Audrey Hepburn disse a seguinte frase: “Escolher o dia. Apreciá-lo ao máximo. O dia como ele vem. As pessoas como elas vêm. O passado, eu acho, me ajudou a apreciar o presente, e eu não quero estragar nada disso por idealizar um futuro.” E isso me faz refletir sobre quanto tempo gastamos ansiosos e preocupados com o futuro, ou remoendo o quão diferente podia ter sido o passado. E a isso, dizer que se deve viver o presente, já se tornou algo clichê.
Mas vale reforçar que gastar muito tempo preocupando com ambos estes dois, só vai fazê-los esquecer cada vez mais da solução que tanto buscam com essas preocupações. E aí digo: a solução está no agora. Está no presente, meu caro. Por quê? Veja bem.
Você prossegue se remoendo sobre o passado porque você cometeu erros nele. Seja alguma frase que não deveria ter dito, seja uma irresponsabilidade, seja uma vergonha alheia, seja uma briga, seja uma resposta bem dada que não foi dita, seja o que for.
E no futuro, simplesmente você se preocupa porque não quer cometer os mesmos erros, e não quer que alguns erros seus recentes tornem a causar suas consequências no futuro.
Agora pense meu caro. Pense. Se você cometeu erros no passado, você só vai deixar de cometê-los, se descobrir a causa e não repeti-la no presente. Se você praticar o ato de pensar duas vezes antes de agir e falar no seu presente, a chance de cometer o contrário disso no futuro vai diminuir cada vez mais. Se você se preocupa em pensar como se aproximar novamente de certa pessoa, tenha consciência de que o tempo é muito curto para você desperdiça-lo com coisas que poderiam ser resolvidas agora. Pois logo depois, existe o futuro que você tanto pensa, e mais desafios chegam, mais vida existe para viver, e você ainda estará estagnado com problemas que lhe impedem de viver saudavelmente seu futuro. Ou você acha mesmo que alguém consegue viver bem com problemas pendentes?
A pessoa que você quer se aproximar, está ali, vivendo seus desafios assim como você. Basta você se expressar com clareza e veracidade, sem mistérios, sem mentiras, para resgatá-la na sua vida. O corpo que você deseja, está dependendo apenas do seu esforço no presente, e não dos seus sonhos futuros que você acha que vão cair do céu, ou simplesmente acha que nunca irão acontecer. Para saber, basta tentar, e adivinha a hora de tentar? Pois é.  Agora retomo a frase de Audrey Hepburn. Ela quer dizer que devemos apreciar tudo ao nosso redor, e não deixar de fazer isso simplesmente porque se preocupa com o futuro. A única preocupação que você deve ter com o seu futuro é se você está fazendo as coisas corretas no seu presente para chegar ao seu objetivo final.   E aproveitar tudo de bom que a vida oferece meu caro, com certeza é algo que compensa o passado e traz ótimas recordações para o futuro. Pois o objetivo principal quando se está aqui, é viver.